Bem vindos

segunda-feira


Bem vindos ao Blog da Bússola Sebrae, um espaço que possui o objetivo de abordar informações práticas para otimizar seu negócio.

A Bússola SEBRAE é uma ferramenta SIG (Sistema de Informações Geográficas) voltada à geração de consultas, relatórios, mapas temáticos e outras análises geomercadológicas. Suas funcionalidades permitem que o empresário conheça mais sobre o ambiente de negócios em que a empresa se insere ou pretende se inserir para uma tomada de decisão mais acertada. Pode ser utilizada por empreendedores interessados em conhecer mais sobre o ramo de atividade, seus potenciais clientes e suas características, assim como por empresários interessados em alavancar suas vendas, fidelizar seus consumidores ou alterar características de seus produtos e serviços ou do segmento em que atua.

A ferramenta permite realizar pesquisas nos seguintes dados:


- Perfil populacional de mais de 1.000 municípios brasileiros (características como nível de renda, escolaridade, posse de bens, etc.);
- 5,3 milhões de empresas segmentadas por ramos de atividade (localização no mapa das empresas de um segmento); e muito mais.


Além da praticidade para levantamento dos dados, também é possível visualizar em um mapa cartográfico perfil da população e densidade de empresas por segmento.
A Bússola Sebrae utiliza dados secundários, ou seja, informações já existentes e/ou coletadas por outras instituições. O sistema utiliza bases de dados atualizadas conforme critério das fontes: Censo IBGE, CEE-TEM, BACEN, FGV, DIEESE, Multispectral / Cognatis. Esse tipo de pesquisa é conhecida como Pesquisa de Dados Secundários ou Pesquisa de Gabinete e tais técnicas permitem obter, com baixo custo, internamente ou fora da empresa, uma grande variedade de dados para investigação. Por meio de uma avaliação espacial pode:

- Diminuir o risco na implantação de novos negócios;
- Direcionar campanhas ou ações junto ao mercado de atuação da empresa;
- Assegurar melhor seleção de insumos, fornecedores e distribuidores;
- Estudar perfil de clientes e concorrentes.

Como exemplo prático, podemos destacar a iniciativa da psicóloga Sandra Gazire, que aproveitou a ferramenta Bússola Sebrae para escolher o local e o ramo de atividade de seu novo negócio. Escolheu uma região cheia de clínicas de saúde para montar uma loja de produtos naturais e dietéticos. Na pesquisa realizada na ferramenta Bússola Sebrae, ela também identificou que quem circula pelo local tem boa renda e que o concorrente mais próximo está a três quilômetros de distância.

“É esse o foco que eu acho que a Bússola ajuda no momento em que você tem o planejamento do seu negócio, seu foco e uma orientação para alcançar seus resultados”, disse a psicóloga.

Para utilizar todo potencial da Bússola Sebrae, você pode criar um cadastro pessoal ou solicitar a ajuda de um consultor do Sebrae do seu Estado. Clique aqui e veja como começar.

4 comentários:

Fernando Rodrigues disse...

Excelente

Simone Siqueira disse...

Não consigo cadastrar minha empresa no BÚSSULA em Brasília.

Willian Ritter disse...

O link http://www.bussola.sebrae.com.br/ não funciona.

Viça disse...

link não funciona

Postar um comentário